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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Treinamento e desenvolvimento - as diretrizes da NBR ISO 10015



Atendendo à solicitação de uma de nossas leitoras iremos iniciar uma série de artigos sobre treinamento e desenvolvimento e as diretrizes da norma NBR ISO 10015.



Explicando o conceito:


Treinamento, ISOSegundo a ABNT Norma é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos, e cuja observância não é obrigatória.” Ainda conforme a ABNT as normas podem definir requisitos de qualidade, desempenho, segurança e procedimentar, padronizar formas, dimensões, embalagens etc.


A NBR ISO 10015:2001 (Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento) abrange o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria das estratégias e dos métodos de treinamento que afetem a qualidade dos produtos fornecidos por uma organização.



Pois bem, vou destacar algumas palavras da conceituação definida pela ABNT que julgo importantes para a compreensão melhor dos propósitos desta norma:


-fornece regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos

- não é obrigatória

- melhoria das estratégias e dos métodos de treinamento

- qualidade dos produtos fornecidos



Temos aqui, então, o entendimento de que esta norma objetiva fornecer parâmetros para melhorar a qualidade dos treinamentos oferecidos e contribuir para garantir a qualidade dos produtos e serviços das empresas.

Mais objetivamente: é preciso identificar as necessidades de treinamento, treinar para alcançar a competência necessária, manter controles, e avaliar a eficácia dos treinamentos.
 

Seria então a norma uma importante ferramenta para as empresas e os profissionais de recursos humanos no alcance da qualidade e de melhores resultados, certo? Nem tanto! A norma está em vigor no Brasil há mais de 10 anos e o que vemos e vemos ainda o processo de treinar pessoas sendo realizado de forma amadora, pouco profissional e sem conseguir identificar realmente qual é a contribuição dos programas para os resultados do negócio.


Deixo uma questão para a nossa prosa da semana que vem: porque os profissionais de recursos humanos, área responsável por apoiar a empresa no alcance de suas metas, ainda não perceberam a importância da utilização de parâmetros para medir os resultados das ações que implementam?



 

Algumas curiosidades:


-Foram os suíços que criaram a International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional de Padronização) em 1947.


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