Atendendo
à solicitação de uma de nossas leitoras iremos iniciar uma série de artigos
sobre treinamento e desenvolvimento e as diretrizes da norma NBR ISO 10015.
Explicando
o conceito:
Segundo
a ABNT Norma é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um
organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras,
diretrizes ou características para os produtos ou processos, e cuja observância
não é obrigatória.” Ainda conforme a ABNT as normas podem definir requisitos de
qualidade, desempenho, segurança e procedimentar, padronizar formas, dimensões,
embalagens etc.
A
NBR ISO 10015:2001 (Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento) abrange
o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria das estratégias e dos
métodos de treinamento que afetem a qualidade dos produtos fornecidos por uma
organização.
Pois
bem, vou destacar algumas palavras da conceituação definida pela ABNT que julgo
importantes para a compreensão melhor dos propósitos desta norma:
-fornece
regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos
-
não é obrigatória
-
melhoria das estratégias e dos métodos de treinamento
- qualidade
dos produtos fornecidos
Temos
aqui, então, o entendimento de que esta norma objetiva fornecer parâmetros para melhorar a
qualidade dos treinamentos oferecidos e contribuir para garantir a qualidade
dos produtos e serviços das empresas.
Mais objetivamente: é preciso identificar as necessidades de treinamento, treinar para alcançar a competência necessária, manter controles, e avaliar a eficácia dos treinamentos.
Seria
então a norma uma importante ferramenta para as empresas e os profissionais de
recursos humanos no alcance da qualidade e de melhores resultados, certo? Nem
tanto! A norma está em vigor no Brasil há mais de 10 anos e o que vemos e vemos
ainda o processo de treinar pessoas sendo realizado de forma amadora, pouco
profissional e sem conseguir identificar realmente qual é a contribuição dos
programas para os resultados do negócio.
Deixo
uma questão para a nossa prosa da semana que vem: porque os profissionais de recursos
humanos, área responsável por apoiar a empresa no alcance de suas metas, ainda
não perceberam a importância da utilização de parâmetros para medir os
resultados das ações que implementam?
Algumas curiosidades:
-Foram
os suíços que criaram a International Organization for Standardization – ISO
(Organização Internacional de Padronização) em 1947.
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